Bolsonaro chega ao 600º dia do governo em alta de popularidade

Bolsonaro rindo

O governo do presidente Jair Bolsonaro chega ao seu 600º dia com a popularidade em alta. A melhora na imagem da administração federal foi puxada pelo auxílio emergencial de R$ 600 pago a trabalhadores vulneráveis durante a pandemia. O momento também é de consolidação da aliança do presidente com diversos segmentos do congresso.

A mais recente pesquisa PoderData mostra que 52% dos eleitores aprovam o governo. A popularidade da gestão tem aumentado desde o início de julho.

No mesmo período, começou a crescer a parcela dos eleitores que julgam o trabalho do presidente como ótimo ou bom. São 38% atualmente, contra 35% de ruim ou péssimo.

A melhora na aprovação veio mesmo com o aumento no número de mortes pela covid-19. Uma demonstração de que a população não necessariamente culpa o governo pelas mortes da doença.

Relacionados:  Comissão Nacional de Atletas de Vôlei repudia jogadora que lacrou 'Fora Bolsonaro'

Bolsonaro tem feito viagens pelo Brasil para inaugurar obras e mobilizar eleitores especialmente na região nordeste, sendo geralmente recebido por multidão de apoiadores.

O governo busca recursos para investir em obras públicas sem furar o teto de gastos. Caso encontre, a aplicação das verbas poderá reforçar a popularidade do presidente. Apesar de ter dito em 2018 que era contra a reeleição, o presidente busca viabilizar nova vitória eleitoral em 2022.