Bolsonaro vence eleições de 2022 em todos os cenários, aponta pesquisa

Bolsonaro Moro Lula

O presidente Jair Bolsonaro lidera e venceria em todos os cenários para a eleição de 2022, segundo dados levantados pela pesquisa Exame/IDEA, divulgada nesta sexta-feira, 4. Em uma eventual disputa no primeiro turno, o atual chefe do governo federal aparece com 31% das intenções de voto, contra 17% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e 13% do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. Em um eventual segundo turno contra o o líder petista, Bolsonaro também aparece à frente, com 42% dos votos, ante 31% do oponente mais forte. Já em uma disputa direta com Moro, o ex-capitão lidera com 38%, contra 31% do antigo aliado, destaca a Jovem Pan.

No levantamento completo sobre o primeiro turno, outros candidatos com menos chances também pontuaram, é o caso do esquerdista Ciro Gomes, que aparece com 6% da preferência do eleitorado, ante 5% do apresentador Luciano Huck e 4% do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O governador de São Paulo, João Doria, tem apenas 3% das intensões de voto, mesmo número de João Amoedo. Marina Silva aparece com 2% dos votos, e o governador do Maranhão, Flávio Dino, tem 1% da preferência. Eleitores que ainda não sabem em quem votarão somam 7%, a mesma quantia de quem afirmou que votará em branco ou nulo.

Relacionados:  Bolsonaro dá reprimenda em Doria e diz que não permitirá que vacina seja obrigatória

A pesquisa tem sido vista como resultado direto da alta de popularidade do governo Jair Bolsonaro, mesmo se posicionando verticalmente contra o que prega a mídia com relação à pandemia de Coronavírus, Jair Bolsonaro tem alcançado os melhores números de aprovação popular.