Brasil alcança a marca de 17 mil testes diários para Covid-19

Pazuello Bolsonaro

Nesta semana, o Brasil alcançou a marca de 17.871 testes realizados por dia para detectar a Covid-19. A marca é 14 vezes superior à registrada no início da pandemia: em março eram efetuados 1.148 testes diários. Os dados estão disponíveis no Boletim Epidemiológico 24.

De 5 de março até o dia 25 de julho de 2020, foram distribuídas 5.015.252 de reações de RT-PCR para os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) em todo o País. Em decisão com estados e municípios, o Brasil ampliou o público-alvo a ser testado por meio do programa Diagnosticar para Cuidar.

“Com o diagnóstico cada vez mais precoce será possível ter uma melhor percepção do quadro clínico do paciente, aumentando as chances de intervenção e de tratamento a critério do médico”, reitera o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Relacionados:  Governo Bolsonaro já investiu R$1,3 bilhões para habilitar 9.723 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Além dos exames recolhidos nos atendimentos hospitalares, agora os testes também estão sendo realizados em casos leves de pessoas assistidas na Atenção Primária, por meio dos centros comunitários e de atendimento para Covid-19.