Bolsonaro fala sobre afastar Argentina do Mercosul

O Presidente Jair Bolsonaro criticou fortemente a vitória da esquerda na Argentina, segundo o mandatário brasileiro, “A Argentina escolheu mal”.

E isso, segundo ele, pode rachar o Mercosul ou talvez seja necessário afastar o país vizinho do bloco dependendo das escolhas que fizerem daqui pra frente:

“Não digo que sairemos do Mercosul, mas podemos juntar ali com o Paraguai, não sei o que vai acontecer nas eleições do Uruguai, e decidirmos se a Argentina fere alguma cláusula do acordo ou não. Se ferir, podemos afastar a Argentina. Mas a gente espera que nada disso seja necessário. Que a Argentina não queira, na questão comercial, mudar seu rumo.”

Na quinta-feira, em sua passagem pela China, Bolsonaro já havia mencionado pela primeira vez a situação da Argentina no Mercosul caso a esquerda chegasse ao poder:

“Nós sabemos que a volta da turma do Foro de São Paulo e da Cristina Kirchner para o governo argentino pode, sim, colocar em risco todo o Mercosul. E, se possivelmente colocando em risco todo o Mercosul, repito, possivelmente, você tem de ter uma alternativa no bolso”, afirmou, lembrando que em 2012 o Paraguai foi suspenso do bloco.