Lava Jato denuncia Lula por esquema de lavagem de dinheiro na Guiné Equatorial

A Força Tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo acaba de denunciar Luiz Inácio Lula da Silva por lavagem de dinheiro em um esquema entre a Guiné Equatorial e o Grupo ARG. Lula, conforme afirma a denúncia recebeu R$ 1 milhão para intermediar discussões entre ambos os lados.

O pagamento foi feito por meio de doações ao Instituto Lula, e foram realizados entre setembro de 2011 e junho de 2012.

Além de Lula, também foi denunciado o controlador do grupo ARG, Rodolfo Gianetti Geo, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Lula esquivou-se da acusação de tráfico de influência por ter mais de 70 anos.

As provas que o Ministério Público Federal possui são e-mails encontrados em computadores do Instituto Lula. Diversos e-mails contém cartas entre o ditador Teodoro Obiang e Clara Ant, diretora do Instituto Lula, para que ela repassasse para Lula as informações.

Informação do G1