Após Bolsonaro prometer asilo político, médicos cubanos entram com ações para ficar no Brasil

Em poucos dias mais de 150 médicos cubanos entraram com ações que pedem asilo político no Brasil. Além de poder estar aqui, os cubanos também pediram para poder clinicar de maneira independente em solo brasileiro.

Após declarações de Bolsonaro, sobre pagar os médicos integralmente ao invés de enviar 75% para a cúpula da ditadura e sobre cobrar exame de Revalida para que os médicos pudessem atuar no país, como é comum em vários lugares do mundo, o governo cubano decidiu deixar o programa, e os profissionais estão sendo convocados para retornar para Cuba.

As ações movidas pelos cubanos processam o Ministério da Saúde, o governo cubano e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), e segundo o advogado André de Santana Corrêa, que defende os cubanos, “Desde quarta-feira, 14, recebi muitas ligações de interessados em entrar com processo para ficar no Brasil”, ou seja, mais cubanos deverão tentar permanecer no Brasil.

O advogado ainda questionou “Por que eles recebem um salário menor que os outros estrangeiros se fazem exatamente o mesmo trabalho que os outros médicos?” e afirmou que esse é o principal argumento utilizado pelos que aqui desejam permanecer.

Informação da Veja.

Contribua com o trabalho da República de Curitiba: clique aqui

Siga-nos no Facebook

39 Comentários em Após Bolsonaro prometer asilo político, médicos cubanos entram com ações para ficar no Brasil

      • O processo não deve ser contra o ministério da saúde e sim contra os responsáveis por essa falcatrua, pq sabemos que eles tem nome e sobrenome.
        Fica fácil um “agente público” agir errado ou seja usar errado o dinheiro público e depois ainda termos q pagar novamente em forma de indenização?? Dê nome aos bois e tire dos bolsos deles essa conta.

      • É uma questão de celeridade processual. Seguramente seriam chamados ao processo pelos outros réus.
        Ministério da Saúde quer dizer União Federal.

  1. Bolsonaro nem assumiu e já provoca uma onda de patriotismo e correção de injustiças! O CRM informou que há no Brasil hoje mais de 400mil médicos. Como foi possível um acordo desses com uma DITADURA?🤔🤔

  2. Claro que o M S brasileiro tem culpas no cartório, foram coniventes com o governo Cubano na escravização dos médicos e enfermeiros cubanos, ou pensam porque Bolsonaro ganhou, o resto da máquina do governo, bancos, escolas, esquadras de policia, hospitais, camaras etc já adoptaram todos uma politica limpa de corrupção e descriminação???? Tudo leva tempo e tem de ser vigilantes e denunciar todos esses fdp que mudam de camisoka conforme a cor politica vencedora das eleições, há também muito fascista e racista fdp que pensa que porque um candidato de extrema direita ganhou, já é permitido por lei ser fascista e racista, desenganem-se o povo será sempre povo, pobre sempre pobre, o que poderá mudar serão as leis que punem criminosos, o que duvido que aconteça aos ricos da élite, mas ao pobre irão ser aplicadas mais e piores medidas punitivas, de que serve um sistema penal rigido se só é aplicado aos pobres, e sem trabalho como é que as pessoas podem comer, como vão fazer vão dar comida ás pessoas para não terem de roubar para comer??? Vão dar uma vida digna ás pessoas para não cairem nas malhas da droga, que os vai levar ao roubo, prostituição, familias desmembradas e nas mãos do filho da puta do sistema?
    Como vai ser feito então??? Vão fazer desaparecer a pobreza por magia ou obra e graça da Santa???
    O que se passa com os médicos Cubanos é apenas o resultado de politicas destrutivas feitas com o objectivo de encher os bolsos a esses politicos e suas familias e amigos.
    É triste muito triste

    • Infelizmente o MS é subordinado ao governo, sendo assim a responsabilidade foi dos governos que aceitaram essa covardia, o mais interessante é dizer que são defensores dos trabalhadores, vai compreender. Parabéns Bolsonaro

      • Seja qual for a responsabilidade de cumprir dever ao governo, nada justifica a omissão, não importa quem seja o autor do crime, testemunhas que se omitem ou aceitam , se tornam cumolices e ponto final, todos os envolvidos direta ou indiretamente devem responder diante da lei.

    • Pior que eu acho que não, não sei… acredito que só irá ficar quem tem muita coragem para assumir as consequências, não digo no Brasil, mas em Cuba, uma grande parte irá voltar obrigado, porque tem família lá e tem medo do que pode acontecer com eles.

  3. Sou totalmente a favor, são humanos, sabem o q fazem, pergunte para a população dos rincões do país, se gostariam de trocar?
    Conheci profissional q foi obrigado a voltar pra Cuba.
    Que a oportunidade seja estendida pra eles também.

  4. Os.medicos serão terceirizados e passarão a receber salários um.pouco maior do que antes. O restante irá para a empresa terceirizada que nada investiu neles, ao contrário de Cuba. Aguarde e veja o que vai acontecer. Os pobres que estavam assistidos voltarão ao desamparo e a associação nacional dos medicos continuará indiferente. O negócio é ganhar dinheiro com a reserva de mercado.

    • Burrice seu comentário. Os médicos já são terceirizados, pra não dizer escravizados. Por mais que um Estado tenha investido em um cidadão, escravização deve ser considerado crime e não deveria ser apoiado por ninguém. “Pobres voltarão ao desamparo” é a maior falácia que a esquerda tem propalado. A saúde pública está caótica e desampara os pobres ou qualquer um que dela necessite, com ou sem cubanos. Aliás, lula não havia eliminado a pobreza?

  5. A medicina de Cuba é uma das melhores do mundo. Durante todo o tempo que os médicos cubanos atendem no Brasil, nunca ouvi falar de um erro médico que tenham cometido, embora seja humano um erro médico. Os médicos brasileiros vivem cometendo erros que em muitos casos levam pessoas à morte. Se são denunciados é um caso muito raro, porque diante da prepotência deles, do poderio político tbm, as pessoas tem medo de denunciá-los. Todo o meu respeito e gratidão aos médicos Cubanos. Se não querem voltar para seu país de origem é um direito deles, e quem ganhará com isso é a população que sempre foi atendida por eles com muita atenção, respeito e carinho.

    • Muitos erros médicos aconteceram sim, precisa se informar melhor. Com certeza eles precisam passar pelo revalida. E a medicina cubana está defasada em décadas, pois aquela ilha fechou-se em si. Muitos procedimentos que adotam são arcaicos, remontando ao século passado. Mas nada que cursos de atualização e reciclagem não resolvam.

    • Fui receitado com rivotril para dor muscular por um desses “médicos” cubanos, e isso nem quem não entende de medicina sabe que ta errado, e me diga, como um membro da melhor medicina do mundo não sabe disso?

  6. Aplausivo sua fala, tivemos experiência em trabalhar com eles e vimos quanto são humano e experientes, não duvido da capacidade deles…Merecem receber a altura de seu teabalho. Lógico, não desmerecendo os médicos brasileiros.

  7. Acho que os que querem ficar no Brasil, deve ter total apoio de todos. E deveriam continuar trabalhando até passarem no revalida. Falam tanto que veio varios profissionais que não eram médicos, e sim enfermeiros,engenheiros,tec, mas até agora não ví provas, só comentários de calçada, boca de candinha. E falam dos errs dos cubanos, também não dizem quais. Mas os médicos brasileiros cometem erros diariamente, é erros sucessivos, e parece que o povo acostumou, pois não vejo nenhuma revolta sobre isso.

  8. O PT não se diz Partido dos Trabalhadores, mais os canalhas aceitam escravidão de pessoas de outros Países que fazem parte deste Comunismo desgraçado.O importante para esses nojentos é o sustento da Ditadura.Nessa hora não tem revolta dos suvacos peludos,direitos humanos e artistinhas da lacração da globolixo, cadê a “Resistência” agora cambadas de vagabundos.

Deixe uma resposta

error:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.