Juízes e juristas movem ação para que 100% das urnas tenham voto impresso já em 2018

O presidente da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf), Eduardo Cubas, e os advogados Modesto Carvalhosa – pré-candidato a presidente – e Luiz Flávio Gomes protocolaram uma ação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e o diretor-geral do tribunal, Maurício Caldas Melo, que pede o cancelamento da licitação para compra de 30 mil máquinas para imprimir os votos na eleição de 2018. O número corresponde a 5% das 600 mil urnas eletrônicas que serão usadas no pleito do ano que vem. Os autores da ação querem que a União seja compelida a comprar outro modelo de impressoras que se adapte a todas as 600 mil urnas. Em julho o TSE estimou que o custo das impressoras pode chegar a R$ 2,5 bilhões.

“A posição do Gilmar não é técnica, é política”, disse Cubas. Segundo a ação, Mendes, “dada sua condição de presidente do TSE, produz para a Nação um verdadeiro atentado contra a segurança da democracia nacional ao mentir para todo o conjunto da sociedade sobre o que se tem passado com o processo de impressão de votos”.

Segundo os autores, Gilmar descumpre a Lei 13.165/15, que obriga a impressão dos votos. Eles argumentam ainda que a compra em larga escala (600 mil unidades) do equipamento seria “fator de redução de preços” e que a adoção do voto impresso em apenas 5% das urnas é um “mero arremedo do tipo para inglês ver”.

Contribua com o trabalho da República de Curitiba: clique aqui

Siga-nos no Facebook

20 Comentários em Juízes e juristas movem ação para que 100% das urnas tenham voto impresso já em 2018

  1. E como ficou o resultado de tal propositura ???????? O STF, TSE, estão relutantes em cumprir a Lei ????????? PREVARICAÇÃO, não pode ser um remédio para cumprirem a Lei ???????
    Ou legitimar o #VotoEmCedula, uma vez que, pela quantidade de erros, e problemas com as urnas, restou claro cristalino e justificador para o Voto em Cédulas ???? O ELEITOR EXIGE O VOTO EM CÉDULA. AS CORTES NÃO SÃO DONAS DO VOTO. O VOTO É A VONTADE UNICA DO CIDADÃO. TIREM A MÃO DO MERU VOTO.

  2. VANIER AGENOR AFONSO ,CÉDULAS TINHA QUE SER DESDE A PRIMEIRA VOTAÇÃO PELO MENOS ,NÃO IA TER SEGUNDO TURNO E TER QUE AGUENTAR ESTE BABA OVO DO RADDAD,O PIOR PREFEITO DE SÃO PAULO E DO BRASIL.CANALHA CORRUPTO ,LADRÃO.

Deixe uma resposta

error:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.