Governo inaugura duplicação da BR-050 em Goiás

Tarcisio

O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, participou, nesta segunda-feira (21), da cerimônia de inauguração do trecho de 15 quilômetros de duplicação da BR-050, em Catalão (GO). A entrega faz parte das obras do empreendimento de 218,5 quilômetros entre Cristalina (GO) e a divisa com Minas Gerais, das quais 91% já foram concluídas.

Durante o evento, foram liberados ao tráfego 9,5 quilômetros de pista duplicada, que somados aos 5,6 liberados nas últimas semanas, contempla os 15,1 km totais de novas pistas.

“Esse é o resultado do nosso esforço para trazer mais segurança, para salvar vidas, para gerar emprego e renda no país. É uma satisfação poder ver a infraestrutura gerar emprego como ganho indireto”, afirmou o secretário Sampaio.

De acordo com a concessionária Eco050, responsável pela rodovia BR-050, a obra possui, em toda sua extensão, pistas duplicadas em ambos os sentidos, com 3,8 quilômetros de canteiro central, 11,3 quilômetros de barreira rígida e 1 retorno em desnível.

Relacionados:  "Obras de infraestrutura tornarão o Centro-Oeste o grande corredor de abastecimento no Brasil", avalia ministro Tarcísio

Também foram executadas obras de melhorias de acessos, em um trabalho que já resultou em mais de 35 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) aplicadas, em 20 mil metros de defensas metálicas instaladas, em 546 mil metros cúbicos de terraplenagem, no equivalente a 60 quilômetros de faixas de sinalização horizontal implantados e em 200 placas de sinalização vertical instaladas.

De acordo com o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, que também esteve no evento, só este ano, o Governo Federal, através do MInfra, entregou mais de 60 obras para a população. “Mesmo diante das restrições que estamos vivendo com a pandemia, não deixamos de trabalhar e entregar obras. Ao todo já são 64 obras de infraestrutura que irão beneficiar a população”, destacou Marcello Costa.

Relacionados:  Governo Federal inaugura mais 26 quilômetros na BR-235/PI

RODOVIA SUSTENTÁVEL – Seguindo uma diretriz voltada para a sustentabilidade, a Eco050 também construiu no trecho três novas passagens de fauna, estruturas que têm como objetivo facilitar a circulação de animais silvestres.

MAIS CONFORTO – Além das novas pistas liberadas neste mês de setembro, a concessionária irá entregar em 2021 mais 4,8 quilômetros duplicados no município de Cumari, lote com obras já em andamento. Após a conclusão desta obra, e da duplicação da ponte Wagner Estelita Campos, entre Araguari (MG) e Cumari (GO), a BR-050 estará 100% duplicada de São Paulo (SP) até Catalão (GO).