
Segundo o G1, Nesta sexta-feira (06/09) será anunciado um acordo entre Brasil e Argentina que prevê o livre comércio de automóveis entre os dois países, dentro de dez anos.
O texto assinado pelos ministros da Economia, Paulo Guedes e o argentino Dante Sica, prevê uma regra de comércio pela qual as exportações de um país para o outro não pode ultrapassar uma vez e meia do valor que importa do outro. É chamado sistema flex do acordo. Conforme o novo pacto, essa relação aumentará em até três vezes. Ou seja, as exportações de um país podem exceder em até três vezes as importações. Mas a partir de janeiro de 2029, estabelece-se o livre comércio, sem qualquer limite para importações e exportações entre ambos os países.
O acordo aborda, também, outro aspecto importante: procura alinhar as regras de comércio entre os dois países ao que prevê o acordo Mercosul-União Europeia. Caso esse acordo seja selado, é previsto que haja uma imediata redução de 35% para 17,5% da alíquota de importação de automóveis da Europa, limitada a uma cota anual de 50 mil veículos, dos quais 32 mil são para o Brasil.
Fonte: G1

Canal de divulgação de informações sobre a República de Curitiba