Luiz Fux, presidente do TSE, afirma que Lula está inelegível

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou em decisão desta quarta-feira (1º) que há uma “inelegibilidade chapada” (evidente, notória) na eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PT fará no próximo sábado (4) convenção para confirmação do nome de Lula como candidato a presidente. Depois, o partido terá até 15 de agosto para registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. Só após esse período é que partidos, coligações e o Ministério Público podem questionar a candidatura. O TSE tem um rito para julgamento dos registros de candidatura até 17 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno da eleição, em 7 de outubro.

Ao rejeitar ação apresentada pelo cidadão Manoel Pereira Machado Neto, que pedia a “imediata declaração de inelegibilidade” de Lula antes mesmo do registro da candidatura. Fux rejeitou a ação por considerar que esse cidadão não tinha legitimidade para o pedido. Mas ressaltou que o entendimento dele, Fux, a respeito do tema é “público e notório”.

“A controvérsia jurídica travada nos autos encontra óbice quanto à análise da questão de fundo em face de vício processual insanável. Isso porque a demanda apresenta um pedido impugnativo ajuizado por um cidadão, despido de legitimidade ativa amparada na lei”, afirmou Fux na decisão.

Lula está preso desde o começo de abril e cumpre pena em Curitiba em razão da condenação no caso do triplex do Guarujá, na Operação Lava Jato – ele se declara inocente. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em segunda instância, por órgão colegiado, o que, pela Lei da Ficha Limpa, pode impedi-lo de disputar as eleições. Essa questão, no entanto, precisa ser decidida pela Justiça Eleitoral.

 

Contribua com o trabalho da República de Curitiba: clique aqui

Siga-nos no Facebook

5 Comentários em Luiz Fux, presidente do TSE, afirma que Lula está inelegível

  1. Existe alguma lei que impeça esse ministro declarar a inelegibilidade do marginal condenado e preso? PQP. Os Estados da região Sul deveriam brigar pela sua independência do resto do país. Eu mudaria na hora para o novo país, sabendo que não ia ter vagabundos canalhas no judiciário tentando livrar criminosos de alta periculosidade da cadeia. Esse Lula é um perigo para nação e vejo que muitos duvidam da sua capacidade e astúcia de conseguir realizar o seu principal objetivo: implantar a ditadura comunista e acabar com a República. A ambição desse canalha é a mesma dos vilões dos filmes de ficção que pretendem dominar o mundo. Ele já conseguiu a presidência do maior país da América do Sul, o próximo passo é dominar a América Latina, com o projeto Bolivariano via Foro de São Paulo. Na Venezuela, não acreditaram. Vejam o que aconteceu! Deus proteja o Bolsonaro, porque se dependermos dos militares, a república vai acabar. Não vejo uma forma de limparmos toda corja de comunistas vagabundos dos três poderes.

    • Eu sou super a favor do sul virar um novo país, nao aguento mais essa falta de noçao de quem nem tudo é igual nos diversos estados e regiões do Brasil e que temos que pensar em prol de todo país e nao só de uma região. Vocês se sentem superiores aos outros brasileiros e se acham que devem mudar. Entao mudem! levem o Bolsonaro com vcs e arrazem no novo país, torço muito para que dê certo. Enquanto isso a gente fica aqui sem Bolsonaro, sem sul e pensando na nação inteira. tentando melhorar a condição de vida de todos os brasileiros. Parando de concentrar a riqueza toda do pais em menos de 10% da população.

  2. Essa seita macabra lulopetista parece um vírus que contaminou parte dos habitantes do país. Contaminou muitos dos três poderes e boa parte da imprensa brasileira. Dá nojo e revolta de ver como aqueles pseudo jornalistas medíocres conduziram a entrevista com o Bolsonaro. Pareciam urubus em cima da carniça. Mais um desserviço da imprensa para a nação. Uma vergonha para todos os jornalistas profissionais.

  3. Deveria ser obrigatório a disciplina História com visão plena no aspecto econômico e político nos cursos de Jornalismo. Inclusive com peso 2 na nota nesta matéria. Desta forma, os jornalistas se formariam com maior preparo antes de ingressar em um canal de comunicação para não passar vergonha. Um exemplo disso, foi o que vimos desse medíocre Ricardo Lessa quando afirmou que o Plano Real foi criação do FHC. Ele não deve conhecer o Itamar Franco. Com a cara de imbecil e burro que ele tem, acredito que ele ache isso mesmo. A verdade que essa imprensa medíocre que temos no Brasil não deu valor ao maior presidente do Brasil, o ITAMAR Franco. Além de sua honestidade, teve a coragem de assumir um plano audacioso que talvez nenhum outro presidente assumiria. Um dos pontos foi a indexação do Real ao Dólar. Reforçando para o Ricardo Lessa e toda imprensa medíocre: O pai do Plano Real se chama ITAMAR FRANCO. O único presidente que saiu limpo após o regime militar. Ele foi o nosso Salvador da Pátria quando resolveu acabar com a crise econômica na época. A única função do vampiro socialista FHC foi montar a equipe que foi liderada pelo Gustavo Franco, e é provável que teve muitas indicações de terceiros. O Itamar foi obstinado e determinado quando resolveu criar um governo de coalizão para poder prosseguir com o plano. O PT como sempre voltou contra. Quando o Plano Real foi implantado em julho de 1994, o ministro da Fazenda era o Rubens Ricupero. O FHC estava fazendo sua campanha presidencial, mentindo pra cacete!!! Mentindo para o povo e para imprensa desinformada que o Plano Real era o seu trunfo. Canalha!!! Para finalizar, no início do segundo mandato, em 1999, ele colocou o consultor econômico do George Soros para sepultar o plano real e foi exatamente isso que foi feito. Outro canalha! Faço a pergunta: Porque favorecer o mercado financeiro com a desindexação da moeda e o aumento da taxa de juros básica SELIC? Esse tipo de tripé macroeconômico só favorece banqueiros e agiotas internacionais. Essa atitude foi a mando do George Soros ou tem a ver com a família dos poderosos que dominam o mundo? Eu gostaria de saber o porquê de acabar com um plano que equilibrou a economia e acabou com a inflação que chegou a 3700% a.a. ???

Deixe uma resposta

error:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.