Aloysio Nunes quer dar direito a voto para 3 milhões de estrangeiros residentes no Brasil

Pronta para ser votada desde setembro, a PEC 25/2012 estabelece o direito a participação nas eleições municipais “aos estrangeiros com residência permanente no país, se houver reciprocidade em favor de brasileiros”, como em acordos celebrados pela Espanha com Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e outros países, registra a Folha.

“O tempo de residência necessário será estabelecido por regulamentação.”

O ministro Aloysio Nunes, um dos autores da proposta, disse ao jornal não acreditar que a mudança tenha grande impacto nas eleições, mas afirma que a medida “alarga a democracia na instância local”.

Para o relator da matéria na CCJ, senador Antonio Anastasia, “não tem cabimento estrangeiro votar em eleições nacionais, mas, nas eleições locais, ele tem a vida dele naquele município, acho que é algo natural”.

As informações acima constam na segunda parte da reportagem da Folha, que começa destacando que milhares de imigrantes “reivindicam mudança na Constituição para terem os mesmos direitos políticos previstos para os brasileiros”.

O jornal cita um peruano, um grupo de imigrantes bolivianos em São Paulo e uma ONG que fez a campanha “Aqui vivo, aqui voto”.

Siga-nos no Facebook

8 Comentários em Aloysio Nunes quer dar direito a voto para 3 milhões de estrangeiros residentes no Brasil

  1. Só vamos botar um pouquinho… De estrangeiros votando nas eleições locais… Cabeça de ponte… Abre um pouquinho… Conversa… Depois poderemos ter estrangeiros, quem sabe na presidência do país! Eles estão como o diabo, trabalhando com toda a velocidade possível! Sabem que o tempo deles está acabando, então; Quanto mais estragos promoverem melhor!

  2. 1 – ORA, OS ESTRANGEIROS JÁ SÃO ELEITORES DE SEUS PAÍSES. INCLUSIVE, PODEM VOTAR NA SUA EMBAIXADA OU REPRESENTAÇÃO CONSULAR, NOS CANDIDATOS DE SEUS PAÍSES. 2 – DAÍ, QUE IRÃO DÁ DIREITO DE VOTAR DUAS VEZES. ALÉM, DE INTERFERI NA POLÍTICA DE ESTADO DE CUJA NACIONALIDADE LHES SÃO ESTRANHAS. 3 – OS ESTRANGEIROS NACIONALIZADOS NÃO ADQUIREM O DIREITO DE VOTAR NO BRASIL. PARA ISSO JÁ EXISTE UMA LEI.

  3. Olha o que o canalha comunista quer fazer.
    Usar essa gentalha para terem votos, porque se depender da maioria da população brasileira esses criminosos não se reelegem mais.

  4. Mais essa? Já não chega tudo q está acontecendo nesse país?
    Democracia p os governantes corruptos, traficantes, assassinos, estupradores, etc.,etc.,etc.
    E onde está a democracia p os brasileiros, trabalhadores honestos, pessoas d bem?
    Td errado, não concordo com isso.
    Estou sem esperança, fazem o q querem sem se quer pedir o nosso aval.

Deixe uma resposta