Manifestantes extremistas ateiam fogo em Estátua de Borba Gato em São Paulo

Nas redes sociais, há relatos de que houve um ataque ao monumento, relacionado ao papel do bandeirante Borba Gato na caça e escravidão de índios e negros.

A Secretaria da Segurança Pública informa que, de acordo com as primeiras informações, por volta das 13h30 um grupo desembarcou de um caminhão e espalhou pneus pela via e nos arredores do monumento e ateou fogo. Não houve feridos e nem detidos.

Policiais civis do 11º Distrito Policial (Santo Amaro) e do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizam diligências em buscas de imagens e informações que possam ajudar na identificação e localização dos autores.

Policiais militares e bombeiros chegaram ao local, controlaram as chamas e liberaram o tráfego. O 11º Distrito Policial (Santo Amaro) ficará responsável pelas investigações.

Em 2020, crânios foram colocados ao lado de monumentos de bandeirantes para supostamente “ressignificar” a história de São Paulo. Bandeirantes como Borba Gato desbravaram territórios no interior do país e entraram em confronto com indígenas na conquista do país.

O artigo Manifestantes extremistas ateiam fogo em Estátua de Borba Gato em São Paulo foi publicado originalmente em Folha da República.