
O governo do presidente Jair Bolsonaro deliberou, na última quarta-feira (2), as concessões de mais nove unidades de conservação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), destaca o Portal Renova Mídia.
Os parques nacionais possivelmente encaminhados para iniciativa privada serão:
- Serra dos Órgãos (RJ)
- Jaú (AM)
- Serra da Bodoquena (MS)
- Anavilhanas (AM)
- Chapada dos Guimarães (MT)
- Serra da Bocaina (RJ)
- Ubajara (CE)
- Serra da Capivara (PI)
- Floresta Nacional de Brasília (DF)
Com a medida do governo Bolsonaro, os parques passam a integrar uma lista selecionada para buscar novos modelos de gestão de serviços públicos, visando atrair investimentos nacionais e estrangeiros.
No novo modelo de concessões do Ministério do Meio Ambiente, o concessionário fica responsável pela segurança e manutenção do local.
O concessionário deve executar também investimentos obrigatórios, como serviços de hospedagem, manutenção de trilhas e outros atrativos, beneficiando visitantes e população do entorno a curto prazo.
A agenda de promoção do ecoturismo impulsiona pelo ministro Ricardo Salles busca atrair investimento do setor privado para melhorias em estrutura e serviços, as concessões ajudam a aumentar a visitação e geram emprego e renda para a população da região, trazendo equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental.

Canal de divulgação de informações sobre a República de Curitiba