Governo Bolsonaro entrega mais 1.600 carabinas para reforçar armamento das Polícias Militares

Bolsonaro Carabinas

O Sistema de Segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal vão contar com novos equipamentos para ações de prevenção à criminalidade e combate à violência.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou, nesta sexta-feira (14), 1.660 armas de fogo, conhecidas como carabinas, no valor de R$ 9,7 milhões. Todo esse material vai ajudar no fortalecimento dos agentes de segurança do país. Segundo o ministério, a entrega faz parte do Convênio de Cooperação Federativa assinado entre o Ministério e as Unidades da Federação. O legado é referente aos anos de 2018 e 2019.

O legado é uma contrapartida da União aos estados pela cessão de policiais civis e militares, bombeiros e peritos para ações desenvolvidas no país por meio da Força Nacional de Segurança Pública.

Segundo o Ministério da Justiça, somente neste ano já foram investidos R$ 10 milhões na compra de 2.521 equipamentos e armamentos para as secretarias de Segurança Pública.

Ao fazer a entrega simbólica dos equipamentos, o secretário Nacional de Segurança Pública, Renato Paim, destacou a importância da integração entre as forças estaduais e federal para garantir o avanço e a melhoria da segurança pública no país.

“Nosso papel na Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) é, sobretudo, fomentar a integração de todos, o estado e o Governo Federal. Mais do que é isso. É servir como articuladores para a solução que os estados possuem”, disse Paim.

Relacionados:  Bolsonaro sanciona lei que amplia posse de arma em propriedades rurais

E anunciou que nos próximos meses, será realizada uma ação itinerante em todos os estados. É o Senasp Itinerante, que irá até às secretarias estaduais de Segurança para conhecer melhor a realidade de cada local. O projeto vai ajudar na elaboração de políticas públicas específicas para cada área.

“Nós iremos aos estados de todas as regiões, para ouvi-los e, sobretudo, apresentarmos o que temos dentro da Senasp. O que nós queremos nesta ação é nos aproximar. Então, isso está sendo devidamente planejado e, em breve, informaremos como isso irá ocorrer em setembro e outubro”, acrescentou Paim, ao falar para os representantes estaduais presentes na cerimônia de entrega de equipamentos.