
Cerca de 15 quilos do óleo cru foram retirados de duas praias de Salvador por agentes da limpeza. Uma tartaruga morta também foi encontrada na areia. O material apresenta as mesmas características do petroleo que atingiu todos os estados do Nordeste e parte do Sudeste no ano passado, destaca o R7.
Fragmentos de óleo voltaram a aparecer também em praias de Pernambuco e Alagoas. Os vestígios são parte da pior tragédia ambiental que já aconteceu no litoral brasileiro, registrada entre setembro e outubro de 2019. A Marinha informou que o material avistado foi removido, analisado e confirmou que, sim, os vestígios encontrados desta vez são semelhantes ao que apareceu em grandes quantidades no segundo semestre do ano passado em todo o litoral nordestino.
Segundo o Comando do 3º Distrito Naval, os fragmentos coletados foram enviados para estudos, Em nota, a Marinha informou que o aparecimento da substância em quantidades pequenas pode continuar acontecendo. “Apresentaram perfis químicos compatíveis com o material que atingiu a costa brasileira, sobretudo no Nordeste, em 2019. E com base no exame realizado, a chegada desse material deve consistir na reincidência de segmentos oleosos que não tinham sido anteriormente identificados durante as ações de resposta”, afirma a Marinha.

Canal de divulgação de informações sobre a República de Curitiba