Fragmentos de óleo começam a reaparecer em três estados do Nordeste

Óleo

Cerca de 15 quilos do óleo cru foram retirados de duas praias de Salvador por agentes da limpeza. Uma tartaruga morta também foi encontrada na areia. O material  apresenta as mesmas características do petroleo que atingiu todos os estados do Nordeste e parte do Sudeste no ano passado, destaca o R7.

Fragmentos de óleo voltaram a aparecer também em praias de Pernambuco e Alagoas. Os vestígios são parte da pior tragédia ambiental que já aconteceu no litoral brasileiro, registrada entre setembro e outubro de 2019. A Marinha informou que o material avistado foi removido, analisado e confirmou que, sim, os vestígios encontrados desta vez são semelhantes ao que apareceu em grandes quantidades no segundo semestre do ano passado em todo o litoral nordestino.

Relacionados:  Bolsonaro: “Estranhamos o silêncio da ONU e ONGs” sobre vazamento de óleo no Nordeste

Segundo o Comando do 3º Distrito Naval, os fragmentos coletados foram enviados para estudos, Em nota, a Marinha informou que o aparecimento da substância em quantidades pequenas pode continuar acontecendo. “Apresentaram perfis químicos compatíveis com o material que atingiu a costa brasileira, sobretudo no Nordeste, em 2019. E com base no exame realizado, a chegada desse material deve consistir na reincidência de segmentos oleosos que não tinham sido anteriormente identificados durante as ações de resposta”, afirma a Marinha.