Tarcísio se reúne com embaixador para atrair maior participação dos EUA em privatizações no Brasil

Tarcisio

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu, nesta segunda-feira (08/06), o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman. O objetivo da reunião foi estreitar as parcerias entre os dois países e atrair investidores estrangeiros para os projetos de concessões em infraestrutura que estão em andamento no Brasil. Tarcísio mostrou ao embaixador um pequeno resumo da carteira de projetos e seus respectivos prazos e investimentos. Ele salientou que além dos projetos, o Brasil também vem transformando seu ambiente de negócios em um espaço mais flexível e desburocratizado.

“Temos bons contratos, bons projetos e bons ativos. E tradição em manter contratos, mesmo em momentos de crise, como este que estamos passando. Avançamos, ainda, em mecanismos de resolução privada, mecanismos de equilíbrio econômico, risco cambial e de meio ambiente, que tornam os contratos mais resilientes para estas situações”, explicou o ministro.

Como exemplo da eficiência do Programa de Concessões, Freitas lembrou que em 2019 foram efetivados 27 leilões e que em nenhum momento da crise o Brasil passou por problemas de abastecimento de insumos, mantendo seu fluxo logístico. “Queremos trazer operadores de infraestrutura americanos para o Brasil. Temos estruturação de projetos sofisticada e traçamos uma curva de aprendizado para termos projetos cada vez mais robustos para os excelentes ativos que o Brasil possui”, acrescentou.

Relacionados:  “Já concluímos 12 obras públicas durante o período da crise”, diz Ministro Tarcísio

O embaixador se mostrou entusiasmado com as notícias e se colocou à disposição do ministério para manter as relações com o país americano. Ficou acertado entre as partes a organização de reuniões virtuais com operadores para mostrar as oportunidades existentes no Brasil e as vantagens em investir nos projetos.

Fonte: Ministério da Infraestrutura