Ministro da Justiça apresenta HC pelo fim do ‘inquérito do STF’ e para impedir oitiva de Weintraub

Andre Mendonça

O ministro da Justiça, André Mendonça, apresentou um pedido de habeas corpus para tentar evitar a tomada de depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub. A oitiva do ministro foi determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que deu cinto dias para a Polícia Federal ouvir o chefe da pasta da Educação.

O Ministro também pediu o arquivamento do inquérito das fake news, alegando que ele é uma afronta à liberdade de expressão. No Twitter, ele disse que a medida que ele aprentou tenta garantir a harmonia entre os poderes.

Moraes é relator do inquérito, que apura supostas ameaças e supostas notícias falsas contra ministros do Supremo. O depoimento de Weintraub foi ordenado depois que o ministro da Educação, em reunião realizada em 22 de abril, sugeriu a prisão dos magistrados do STF, classificados por ele como “vagabundos“.

Relacionados:  Bolsonaro anuncia programa que aprimora ensino de Ciência nas escolas públicas

Mendonça afirmou em rede social que seu pedido visa garantir liberdade de expressão dos cidadãos e preservar a independência, harmonia e respeito entre os poderes.