
O ministro da Justiça, André Mendonça, apresentou um pedido de habeas corpus para tentar evitar a tomada de depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub. A oitiva do ministro foi determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que deu cinto dias para a Polícia Federal ouvir o chefe da pasta da Educação.
O Ministro também pediu o arquivamento do inquérito das fake news, alegando que ele é uma afronta à liberdade de expressão. No Twitter, ele disse que a medida que ele aprentou tenta garantir a harmonia entre os poderes.
Moraes é relator do inquérito, que apura supostas ameaças e supostas notícias falsas contra ministros do Supremo. O depoimento de Weintraub foi ordenado depois que o ministro da Educação, em reunião realizada em 22 de abril, sugeriu a prisão dos magistrados do STF, classificados por ele como “vagabundos“.
Mendonça afirmou em rede social que seu pedido visa garantir liberdade de expressão dos cidadãos e preservar a independência, harmonia e respeito entre os poderes.

Canal de divulgação de informações sobre a República de Curitiba