
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que está tomando a droga hidroxicloroquina “há semanas” para se prevenir de uma possível contaminação pelo novo coronavírus, de acordo com o site da NBC. O presidente fez a declaração enquanto respondia a perguntas de jornalistas na Casa Branca.
Ainda não foi comprovado que a droga seja a a do covid-19 ou prevenia a contaminação. No entanto, o político republicano tem defendido o uso da droga devido a estudos promissores que acontecem ao redor do Globo. Para um remédio ser oficialmente definido como tratamento de uma doença é necessário uma quantidade muito maior de testes.
Trump fez a revelação de forma voluntária durante uma entrevista coletiva após se reunir com empresários do setor de restaurantes, que estão sofrendo os impactos da pandemia.
Há algumas semanas, Trump promoveu a droga como um potencial tratamento para a Covid-19, tendo como base um relatório positivo quanto a seu uso no combate ao vírus.
Trump disse que também tomou uma dose única de azitromicina, um antibiótico que visa evitar infecções. Em conjunto com a hidroxicloroquina, o presidente americano disse que está tomando zinco. “Tudo que posso dizer é que, até aqui, pareço estar OK”, concluiu.
De acordo com o presidente, o medicamento foi receitado pelo médico da Casa Branca.

Canal de divulgação de informações sobre a República de Curitiba