
Dias Toffoli, atual president do STF, afirmou nesta sexta-feira que atacar decisões e ministros da Corte é “um absurdo”.
“Toda decisão é passível de crítica, mas não se pode atacá-las ou descumpri-las. O ataque ao Supremo Tribunal Federal é um ataque à Constituição Federal e atinge a própria democracia”, disse o manigstrado durante videoconferência da Fecomercio-SP.
O STF tem sido alvo constantes de críticas, principalmente por parte do Executivo. Toffoli defendeu “união e harmonia”, mas ressaltou a importância da independência dos Poderes. “O diálogo não significará que haverá concessão dos limites da Constituição Federal, que governa os que governam. A Constituição tem que ser nosso guia nesse tempo de dificuldades”, disse.
Toffoli lembrou também que ataques ao STF ocorreram em outros momentos, mas que alcançou dimensões maiores recentemente. O presidente contou, durante a live, que depois da instauração do inquérito que apurava ameaças a ministros nas redes sociais, os ataques diminuíram.
“Eram robôs, mas por trás deles têm pessoas com projetos políticos contra o Estado Democrático de Direito. Os ataques estão recomeçando agora”, defendeu.

Canal de divulgação de informações sobre a República de Curitiba