Trump alerta que China pode sofrer consequências se tiver responsabilidade pelo surto de Coronavírus

Trump

O presidente americano,Donald Trump, disse, nesta sexa-feira (17), que a China deve enfrentar consequências se for “conscientemente responsável” pela pandemia de coronavírus, destaca o Portal IG.

“Se foi um erro, um erro é um erro. Mas se eles foram conscientemente responsáveis, sim, quero dizer, com certeza deve haver consequências”, disse Trump a repórteres em uma entrevista. Ele não detalhou quais ações os Estados Unidos poderiam tomar.

Trump e assessores criticaram fortemente a China por falta de transparência depois que o coronavírus eclodiu em sua província de Wuhan. Nesta semana, ele suspendeu a ajuda à Organização Mundial da Saúde (OMS), acusando-a de ser “centrada na China”.

Washington e Pequim, as duas maiores economias do mundo, discutiram publicamente o vírus de forma repetitiva. Trump inicialmente elogiou a resposta da China ao surto, mas ele e outras autoridades também se referiram a ele como o “vírus chinês”.

Relacionados:  PT vai à Justiça para pedir 'Lockdown' em São Paulo

O Presidente Trump disse ainda que a relação EUA-China era boa “até que eles fizessem isso”, citando um recente acordo agrícola da primeira fase que visa reprimir uma guerra comercial entre os dois países.

Trump também questioou sobre um laboratório de virologia de Wuhan que a Fox News informou nesta semana provavelmente desenvolveu o coronavírus como parte do esforço da China para demonstrar sua capacidade de identificar e combater o vírus. Trump disse que seu governo está tentando determinar se o vírus emanou de um laboratório chinês e foi criado artificialmente pelos chineses.