“Lava Jato foi o gatilho para nossa derrocada”, diz Marcelo Odebrecht

Em entrevista ao Globo, Marcelo Odebrecht disse que a Lava-Jato foi o gatilho para quebrar a Odebrecht, envolvida em diversos escândalos de corrupção, licitações fraudulentas, caixa dois e outros crimes.

Ele afirmou:

É fácil dizer que o que quebrou a Odebrecht foi a Lava-Jato. Sim, a Lava-Jato foi o gatilho para nossa derrocada, mas a Odebrecht poderia ter saído dessa crise menor, mas mais bem preparada para um novo ciclo de crescimento sobre bases até mais sustentáveis. Só que nós não soubemos conduzir o processo da Lava-Jato. A Odebrecht quebrou por manipulações internas, não apenas pela Lava-Jato.

Ao ser questionado sobre a necessidade do Caixa dois ele respondeu:

Se eu disser que era necessário, estaria mentindo. Havia empresas que corretamente não aceitavam fazer. Nós, porém, sempre fomos tolerantes com o caixa dois. E não faltavam motivos para justificá-lo. Seja porque o político tinha uma referência de orçamento oficial de campanha que não queria ultrapassar, seja porque o político não queria aparecer recebendo muito dinheiro de uma empresa com interesses na região, ou cujos projetos ele defendia.