Nobel da Paz será divulgado na próxima semana, cacique Raoni, Greta Thunberg e Lula estão cotados

Após a prefeitura com viés de esquerda de Paris conceder o título de Cidadão Honorário a Lula, internautas começaram nova campanha nas redes sociais para pedir a indicação do ex-presidente condenado por corrupção e lavagem de dinheiro ao Prêmio Nobel da Paz, que será divulgado no dia 11 de outubro.

“Lula tem quase 30 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por algumas das mais importantes universidades do Brasil e do mundo. Isso não veio à toa. O reconhecimento do seu papel é global. E isso tem legitimidade para lhe conferir um Nobel da Paz”, escreveu o líder da bancada do PT na Câmara, Paulo Pimenta.

Por outro lado, o nome da jovem ambientalista Greta Thunberg é uma forte aposta para a premiação deste ano. As casas de apostas estão com a sueca de 16 anos que mobilizou milhões de jovens do mundo todo desde que lançou, em 2018, a greve escolar pelo ‘clima’ que deu origem do movimento “Fridays for Future”.

Correndo por fora, O Cacique Raoni, crítico de Bolsonaro, pode ser uma surpresa no prêmio, o cacique tem como principal divulgar o cantor britânico Sting, que embarcou na campanha que tenta dar visibilidade ao cacique.

Estas três indicações dizem muito sobre o panorama político mundial.