Ciro diz que Haddad “é uma fraude”

Em entrevista a BBC News Brasil, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, falou sobre sua relação com Fernando Haddad, ex-presidenciável do Partido dos Trabalhadores.

Ciro afirmou que, embora não tenha apoiado Haddad no segundo turno, ambos têm uma boa relação. Na visão de Ciro, a derrota de Haddad, porém, já era certa.

“O Haddad é uma fraude cuja origem eu denunciei ancestralmente, porque foi transformado num vice, convidou a Manuela para ser um terceiro não sei de quê de uma candidatura do Lula. Toda burocracia do PT sabia, como todas as pedras no caminho sabiam, menos o nosso povo mais simples, que o Lula não podia ser candidato por uma lei que ele próprio colocou em vigor, a Lei da Ficha Limpa”,

“E toda semana no primeiro turno [da eleição de 2018] o Haddad ia a Curitiba. O Brasil não precisa de um presidente por procuração. Aquilo estava perdido. Como eu ficava? Ficava aqui e a imprensa me perguntando todo dia por que eu não ia para o palanque e eu ia ter que dizer ou eu, para não atrapalhar, saía. Optei por sair [viajou à França após o primeiro turno]. Eu sou livre. O que eu estou devendo para essa gente? Nada. Me esfolei de trabalhar, lutei, cansei de dizer para todo mundo o que as pesquisas diziam: eu, Ciro Gomes, ganharia as eleições do Bolsonaro no segundo turno. Por que não se cogita o inverso? Por que o PT nem de longe, nem remotamente, cogitou retirar a candidatura? Se quer me criticar, por que não inverte? Ele perdia em todas as simulações e eu ganhava em todas as simulações.”