Em desespero, OAB reage à PEC de Paulo Guedes que desobriga adesão a conselhos

Conforme noticiado pelo República de Curitiba, Paulo Guedes apresentou uma proposta que acaba com a adesão obrigatória aos conselhos de classe.

Dessa forma, até mesmo conselhos como a OAB podem ser afetados pela medida, o que levou à Ordem a reagir ao projeto.

Para a entidade a proposta não foi debatida e é contraria ao desenvolvimento econômico. A OAB ainda argumenta que é uma rede de proteção aos advogados que “”sofrem as sofrem as consequências da grave crise econômica que atinge o país”. A ordem considera que o Exame da Ordem também é “”um dos maiores mecanismos de fomento da excelência profissional”.

Com informação da Gazeta do Povo.

42 Comentários em Em desespero, OAB reage à PEC de Paulo Guedes que desobriga adesão a conselhos

  1. Está absolutamente certo. Quem forma o profissional é a faculdade. Esses conselhos nacionais ou regionais, em nada acrescentam à capacidade do profissional, apenas concede-lhes um número, e por isso passam a cobrar anualidade. São apenas sanguessugas.

    • Sou engenheiro. O CREA é uma indústria de taxas . Acervo técnico caríssimo e cheio de sub PREÇOS. Quantos papéis, carimbos e taxas a menos. Assim valoriza o código civil. Infelizmente a justiça que está lá atrás não irá acompanhar. Pela urgente reformulação da burocracia nacional e parece que a ninguém interessa, damos todos escravos dela. Por um custo Brasil de no máximo 12% em algumas situações, média 6%. Aí todos trabalhando em iguais oportunidades e IGUAL DIREITO. Não simpatizo com Chicago Guedes Boy, mas só malandro de praia para lidar com esta malandragem.

      • Também sou engenheiro, pago anuidade há 33 anos e isso só serve para engordar apaniguados do conselho, não sei para que serve o CREA senão para cobrar taxas, é na verdade um sindicato disfarçado. Nas últimas eleições em SC apenas 8% dos inscritos votaram, portanto é uma entidade que não representa a classe

    • Anuidades obrigatórias só no Brasil!
      Não existe em nenhum país do planeta esse absurdo!
      Reserva de mercado declarada!
      O brasileiro se forma,tem o diploma reconhecido pelo MEC e só pode exercer sua profissão se pagar um monte de gente que nao exerce a profissão!!!
      Absurdo!!!!!

    • Nunca foi certificado de ética, e sim certifica que o profissional é um advogado, inscrito naquele órgão, e por ele fiscalizado quanto a sua conduta ético profissional.

      • Se a função da OAB existir for para fomentar a ética na profissão de advogado, sinto lhes informar mas a OAB falhou miseravelmente. Advogados praticam:

        1. Lavagem de dinheiro (todo mundo sabe que bandidos usam dinheiro roubado para pagar seus advogados honorários milionários e a OAB nada fez para resolver o problema),

        2. Vide o caso do Lula onde o Andrade pegou a sua carteirinha da OAB apenas para poder ter acesso ao presidiário como adv, sem que ele nunca tenha exercido a advocacia (a OAB falhou miseravelmente nesse ponto também)

        3. Outro exemplo o atual presidente da OAB é um ex-deputado eleito pelo PT (para essa não precisa dar conclusão).

    • A idéia era romântica quando criada a OAB, hoje serve para ser usada como entrada pela porta lateral aos tribunais e corte superior e suprema, de pessoas indicadas politicamente cujo interesse não coaduna com aqueles republicanos. Uma vergonha, Rui Barbosa deve estar se revirando no túmulo.

      • Enfim…faz-se JUSTIÇA!
        Parabéns Ministro Paulo.Guedes pela nobre iniciativa e.em.tempo!
        👏👏👏👏

      • Finalmente o fim de anuidade compulsória para poder exercer a profissao.

        Poder de polícia???

        Para isso existe a polícia!

    • Órgão com evidente viés político/ideológico ( de esquerda, o que é pior).
      Além do mais, se a função da OAB e filtrar e fiscalizar seus inscritos, pq existe tanto advogado sujo, incompetente ou ao dois?
      Vai contar conto de fadas pra outro!

  2. Estes conselhos são riquíssimos, pois como a contribuição é obrigatória, o dinheiro entra para eles com uma enorme facilidade. Pago o CRC e o CRECI, e aí de mim se não pagar, eles me bloqueiam em tudo. O CRECI que tem sede na rua Pamplona, estava a procura de um edifício para comprar, não sei se já compraram. Imagina a grana que estes caras tem para comprar um edifício 🤐

    • Advogados o mercado faz quando o trem é ruim não indico para ninguém quando é bom fala para todos
      Ex. Presidente atual OAB nao indico para nada

    • Também acho que todos os conselhos deveriam ser extintos. Realmente não passam de fonte de renda para meia dúzia de desocupados e incapazes de trabalharem na profissão. Via de regra todos os representantes de classe são profissionais mal sucedidos .
      Se a contribuição sindical não é obrigatória a mensalidade para à OAB também não deveria ser.
      Quanto ao exame da OAB deveria ser abolido e substituído por uma avaliação do MEC .

      Conselhos de classe e sindicatos servem apenas para sustentar vagabundos e esquerdistas !

      • O paulo quedes etar fazendo a melhor coisa para todos os profissionais brasileiros, e o melhor é acabar com essa farça do exame da ordem que nao mede capacidade dos formados em direito, só serve para encher os bolsos dos privilegiados da oab.

  3. Eu sou a favor de reduzirem as anuidades e valores e aumentarem os benefícios oferecidos, porém acabar com os conselhos JAMAIS.

    Os profissionais, como eu, precisam enxergar que o fim dos conselhos seria a desvalorização da profissão em um curto período de tempo. As profissões já estão saturadas e sem conselho irão saturar cada hora mais. Sem contar que os conselhos credenciam os profissionais e dão direito ao cidadão de denunciar o exercício da falsa profissão, o que sem conselho ficar a cargo do judiciário que já não funciona no Brasil. Ou seja: mais advogados falsos, engenheiros falsos, corretores falsos e menos valorização. Vai chover estelionatários.

    • Acnamos e falamos que o Brasil é um país democrático, contudo as práticas obrigatórias como: o voto compulsório, o pagamento obrigatório desses conselhos profissionais ,que só devem existir aqui no Brasil, só existem para ajudar a perpetuação e aumento de poder para grupos ,práticas de corrupção etc.parabens ao governo federal e ao seu mentor, Ministro Paulo Guedes.

  4. Eu sou a favor de reduzirem as anuidades e valores e aumentarem os benefícios oferecidos, porém acabar com os conselhos JAMAIS.

    Os profissionais precisam enxergar que o fim dos conselhos seria a desvalorização da profissão em um curto período de tempo. As profissões já estão saturadas e sem conselho irão saturar cada hora mais. Sem contar que os conselhos credenciam os profissionais e dão direito ao cidadão de denunciar o exercício da falsa profissão, o que sem conselho ficar a cargo do judiciário que já não funciona no Brasil. Ou seja: mais advogados falsos, engenheiros falsos, corretores falsos e menos valorização. Vai chover estelionatários.

    • Não……
      A Ordem dos Advogados do Brasil OAB, não deve acabar.

      A OAB, deve SIM assumir a VERDADEIRA e ÚTIL função e missão da mesma,
      …..que é a fiscalização e correção frente ao profissional Bacharel – Advogado, que venha cometer ILÍCITOS ou atuar TEMERÁRIAMENTE junto à atividade Advocatícia.

      Só isso e mais nada.

      A OAB, não deve é NÃO É PRERROGATIVA, da mesma, decidir quem pode ou poderá atuar como Advogado.

      Bacharel formado em Curso de Direito, devidamente reconhecido pela União/MEC………..É ADVOGADO.

      Quem se forma em Curso de Direito, é ADVOGADO,……

  5. Os Conselhos existem para fiscalizar a atuação dos seus profissionais, nada mais, daí partem para posicionamentos políticos que muitas vezes ferem até a índole de seus agregados que são obrigados a pagar suas cobranças por força de lei, para ser dessa forma é melhor acabar.

  6. Não é uma prova que vai dizer se o cidadão está apto ou não para exercer a advocacia. Quem decidirá será o mercado. Fora exame da ordem

  7. Concordo totalmente !!!! Uma fabrica de taxas…e dinheiro fácil para alguns… Brasil … fábrica de privilégios……. tinha meu cadastrado no CREA e pagava R$ 600,00 /ano e não tinha nada em troca… nem fiscalização eles fazem…. Pode encerrar que não faz falta….

  8. Sou engenheiro, pago anuidade há 33 anos e isso só serve para engordar apaniguados do conselho, não sei para que serve o CREA senão para cobrar taxas, é na verdade um sindicato disfarçado. Nas últimas eleições em SC apenas 8% dos inscritos votaram, portanto é uma entidade que não representa a classe

  9. Estudamos durante anos até o vestibular, somos aprovados, depois são 05 anos na faculdade de Direito e por fim, formamos e o MEC, reconhecendo nosso diploma e não podemos trabalhar por causa de uma prova que não qualifica ninguém. …

    • A OAB deve tão somente fiscalizar condutas dos advogados(durante o exercício e prática da profissão), no trato com clientes, colegas, procedimentos forenses e tratar com urbanidade os juizes, já que não há hierarquia.

  10. Pra que serve a Entidade OAB ?
    Presidente Bolsonaro, acabe de vez com este exame de Ordem.
    Somos merecedores de trabalhar e sermos bem sucedidosim em nossa profissão de Advogado. ….

Deixe uma resposta