
Conforme informado e prometido desde que Bolsonaro havia sido eleito, foi liberado um decreto que facilita a posse de armas de fogo para a população brasileira.
Uma das alterações foi a duração da validade do registro, sendo anteriormente de 5 anos e agora 10. O texto também permite que o cidadão compre até quatro armas, mas em casos específicos o limite pode ser ultrapassado.
Um dos requisitos para se possuir uma arma de fogo, é residir em um Estado que tenha, de acordo com os índices anuais de mais de dez homicídios por cem mil habitantes, conforme os dados do Mapa da Violência 2018 que contempla dados de 2016. Esse requisito abrange todos os estados e o Distrito Federal.
Além disso, para pessoas que tenham crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental, é necessário comprovar a existência de um cofre seguro para o armazenamento.
A tramitação continuará sendo feita pela Polícia Federal e alguns requisitos básicos foram mantidos, como ter 25 anos, obrigatoriedade de cursos para manejar a arma, ocupação lícita, não responder a processo criminal ou inquérito policial e não ter antecedentes criminais nas justiças Federal, Estadual (o que incluis juizados), Militar e Eleitoral.
Informação do G1.

Canal de divulgação de informações sobre a República de Curitiba