Ratinho Jr. exonera todos os cargos comissionados do Paraná e anuncia corte de 20% em despesas

O recém empossado Governador do Estado do Paraná, Ratinho Jr, confirmou a exoneração de três mil funcionários comissionados, o corte de 20% nas despesas de todas as 15 secretarias restantes e a revisão de contratos realizados pela gestão anterior nos últimos 60 dias.

“Queremos implantar uma agenda positiva de ações. Uma delas já anunciamos, que foi a diminuição das secretarias de 28 para 15, por compromisso com a população e por necessidade. Entendemos que quanto mais a máquina estiver enxuta mais dinamismo teremos para prestar serviços. A outra foi o decreto de exoneração dos comissionados. Geralmente os governos que estão saindo fazem, livrando esses espaços para quem está entrando. Isso não foi feito e nós respeitamos a decisão, mas vamos fazer” afirmou Ratinho.

E continuou: “Vamos, obviamente, colocar pessoas nessas áreas (…) O Paraná é o Estado com menos cargos comissionados no Brasil. Esse é um dado interessante e positivo. Para se ter uma ideia, o Distrito Federal tem 16 mil. O que vamos fazer ao longo dos dias é potencializar alguns cargos. Para você trazer um bom profissional de mercado, em áreas estratégicas, tem de oferecer uma remuneração condizente. A ideia não é a extinção, mas remanejar questões financeiras”

Dentre os contratos revistos, Ratinho solicitou a devolução do avião do Executivo, e afirmou que “Não tem necessidade de ter dois aviões”, visto que o Executivo mantém um convênio de compartilhamento de aeronave com a Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Informação da Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.