Ministério Público do Trabalho notifica Globo por ‘falta de atores negros’ em elenco de Novela

A revolta dos movimentos negros com a ausência de atores negros no elenco principal da novela Segundo Sol chamou atenção do Ministério Público do Trabalho. O órgão enviou por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho uma notificação à Globo.

O Ministério Público do Trabalho alega que a emissora não estaria representando a diversidade racial da Bahia, onde se passa a novela. O texto recomenda de que sejam feitas mudanças no roteiro e na produção para “assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira”.

Também foram sugeridas ações em outros setores, como a realização de um censo para levantamento do número de artistas, e jornalistas negros presentes nas produções globais, além da apresentação de um plano de ações para garantir a igualdade de oportunidades e remuneração.

Na prática, O Ministério Público quer estabelecer uma espécie de cotas para negros nas novelas e no jornalismo da Rede Globo, mas não especificou qual seria a porcentagem.

 

Contribua com o trabalho da República de Curitiba: clique aqui

Siga-nos no Facebook

1 Comentário em Ministério Público do Trabalho notifica Globo por ‘falta de atores negros’ em elenco de Novela

  1. Eles informam quais os personagens que terão de ser representado por negros? Os papeis dos negros poderão ser apenas de subalternos, o que provavelmente seria motivo de mais protestos.

Deixe uma resposta

error:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.