Ministério Público do Trabalho notifica Globo por ‘falta de atores negros’ em elenco de Novela

A revolta dos movimentos negros com a ausência de atores negros no elenco principal da novela Segundo Sol chamou atenção do Ministério Público do Trabalho. O órgão enviou por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho uma notificação à Globo.

O Ministério Público do Trabalho alega que a emissora não estaria representando a diversidade racial da Bahia, onde se passa a novela. O texto recomenda de que sejam feitas mudanças no roteiro e na produção para “assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira”.

Também foram sugeridas ações em outros setores, como a realização de um censo para levantamento do número de artistas, e jornalistas negros presentes nas produções globais, além da apresentação de um plano de ações para garantir a igualdade de oportunidades e remuneração.

Na prática, O Ministério Público quer estabelecer uma espécie de cotas para negros nas novelas e no jornalismo da Rede Globo, mas não especificou qual seria a porcentagem.