VÍDEO: Estudantes petistas da UnB ateiam fogo à bandeira do Brasil na esplanada dos Ministérios

O Jornal de Brasília relatou:

Em meio à manifestação de estudantes e funcionários da Universidade de Brasília (UnB) contra o sucateamento da instituição, a bandeira do Brasil em frente ao Ministério da Educação (MEC) foi queimada. O registro foi feito pelo repórter do Jornal de Brasília Matheus Venzi.

A ex-funcionária do Ministério Natália Giorgini, 33 anos, revelou chateação com o ato de vandalismo, pois foi ela quem doou a bandeira para o órgão. “Foi em 2016. Eu trabalhava lá e vi que a bandeira do Brasil ali hasteada estava rasgada. Resolvi doar a que eu tinha, sabendo que era oficial e poderia ali ficar”, relatou.

No Brasil, conforme define a Lei 5.700, de 1971, queimar o símbolo nacional é contravenção penal. A PMDF revelou que uma pessoa foi presa por dano ao patrimônio, sem especificar se houve relação com o episódio. Ainda segundo a corporação, outras duas pessoas foram detidas, por pichação e desacato, e a via N1 da Esplanada foi interditada por 20 minutos, pouco depois das 14h.

Os protestos começaram pela manhã em frente ao Museu da República e se estenderam pela tarde no MEC, com registros de conflitos entre a Polícia Militar do DF (PMDF) e o grupo que revindica verbas para manter a universidade em funcionamento. Houve uso de bombas de efeito moral e spray de pimenta contra manifestantes, que apedrejaram o prédio, segundo a polícia.

 

Siga-nos no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

error:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.