Depois de reclamar da “rapidez” do julgamento de Lula, Gleisi agora critica a “demora” no julgamento do habeas corpus

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR) – que também é ré na Operação Lava Jato – afirmou neste sábado não acreditar que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue o habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tempo de evitar uma prisão do chefe do Petrolão. Em seminário realizado em Brasília e transmitido pelas redes sociais, a senadora criticou a “demora” do STF em pautar o pedido de Lula, que está na corte. basicamente, Gleisi quer definir os prazos da justiça brasileira.

A defesa do petista tenta obter um habeas corpus no STF para evitar a prisão de Lula ao fim dos recursos em segunda instância. O pedido já foi negado pelo ministro Luiz Edson Fachin, que enviou o caso ao plenário. A decisão de pautar o assunto cabe à presidente da corte, Cármen Lúcia.

“A gente não consegue que o Supremo Tribunal Federal se manifeste sobre o habeas corpus que está lá, que pelo menos paute isso e se manifeste contra ou a favor”, comentou a presidente do PT, esquecendo que o relator já se manifestou contrariamente ao recurso. “Eu acho que a tendência é eles deixarem o TRF-4 julgar os embargos e aí confirmar a sentença”, completou.

Para Gleisi Hoffmann, não basta à Lava Jato impedir que Lula dispute a eleição presidencial, condenando o petista em segunda instância, mas “tem que prender para humilhar”.

Admitindo a possibilidade de o ex-presidente ficar de fora da eleição, a senadora afirmou que a defesa do PT vai além de uma candidatura. “Nós queremos o Lula candidato, o PT quer, acredita nisso e vai lutar por isso, mas a candidatura do Lula, o direito de ser candidato, representa toda essa luta que estamos fazendo, essa resistência consubstancia isso, porque se não nós vamos ter uma eleição manietada.” Para a senadora, se o Lula não concorrer, não existe democracia no país.

(Com informações do Jornal do Brasil)