Ministro Lewandowski sai em defesa de Lula defendendo presunção de inocência do ex-presidente

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, publicou um texto na Folha de S. Paulo defendendo a presunção de inocência de Lula. O ministro é considerado o “mais petista dos magistrados”, foi indicado por Lula e ficou conhecido por tentar barrar o mensalão.

Leia o trecho que ele rejeita a possibilidade de prisão dos condenados em segunda instância:

“Daí a relevância da presunção de inocência, concebida pelos constituintes originários no art. 5º, LVII, da Constituição em vigor, com a seguinte dicção: ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença criminal condenatória, o que subentende decisão final dos tribunais superiores.

Afigura-se até compreensível que alguns magistrados queiram flexibilizar essa tradicional garantia para combater a corrupção endêmica que assola o país.

Nem sempre emprestam, todavia, a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social, o lamentável avanço do desemprego, o inaceitável sucateamento da saúde pública e o deplorável esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos.”

Fonte: Folha de S. Paulo.

Siga-nos no Facebook

3 Comentários em Ministro Lewandowski sai em defesa de Lula defendendo presunção de inocência do ex-presidente

  1. Ou ele é um mal intencionado que discursa pra ignorantes ou ele é o próprio ignorante e despreparado. Como ele cita “presunção de inocencia se o réu foi julgado em 2.a instancia e por isso as as apelações às demais instancias da justiça não mudam o resultado final do julgamento? E obviamente não há nenhuma inconstitucionalidade na condenação de um ex presidente corrupto.

    • Mas a intencao nao e que alguem confirme os julgamentos das Instancias Inferiores, na realidade o que eles querem e que nas Instancias superiores eles poderao simplesmente INOCENTAR o criminoso, ja Julgado e condenado, mesmo com todas as provas que estao no processo. E nao e so isso, a intencao principal desses ministros e que o processo avance nos anos e que eles possam arquiva-lo, baseados na lei do Decurso de prazo, que e a estrategia usada para todos os politicos corruptos e ladroes do erario em toda a Historia desse tribunal.

  2. Esse Lewandowski e um dos maus elementos do STF, tanto que ele e um dos principais SERVICAIS do crime, envolvendo Lula da Silva. Esse individuo foi nomeado, sem ter Notavel Saber Juridico e nem Conduta Moral Ilibada. Portanto toda a importancia que se da a esse elemento e mera especulacao porque se a lei fosse cumprida a risca ele nao poderia estar onde esta e nem fazer o que faz.

Deixe uma resposta