Ministro do Supremo propõe manter Lula solto em nome da “paz social”

Em editorial, o jornal Gazeta do Povo recrimina o ministro Marco Aurélio Mello por sua irresponsabilidade ao dizer que a prisão de Lula “poderia incendiar o país”. O jornal lembra ao ministro que não se preserva a paz social cedendo à chantagem de grupos que propõem a desobediência a ordem judiciais, especialmente com uso de violência.

Segundo o jornal, “Isso seria a mais pura rendição à chantagem de criminosos; estaríamos em uma anomia em que são os “movimentos sociais” que dão as cartas. Difícil acreditar nisso. O caminho correto é a responsabilização de quem prega a desobediência à Justiça e uma ação firme das forças de segurança caso haja quem esteja disposto a empregar a violência para impedir o cumprimento de uma decisão judicial”.

 

Leia abaixo o texto completo:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello comentou com uma pitada de irresponsabilidade a decisão em que a 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) confirmou a sentença que condena o ex-presidente Lula à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Referindo-se à possibilidade de que Lula vá para a cadeia assim que terminar a análise dos recursos a que a defesa ainda tem direito no TRF4, Mello disse ao jornal O Estado de S.Paulo que “um ato desse poderia incendiar o país”. À Folha de S.Paulo, expressou-se em termos semelhantes: “A prisão do presidente Lula preocuparia a todos em termos de paz social”.
O entendimento atual do STF diz que condenados já podem começar a cumprir sua pena após condenação em segunda instância, o que é o caso de Lula. Os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus, em seus votos, deixaram claro que o ex-presidente deveria ir para a cadeia assim que o processo no TRF4 estivesse devidamente encerrado, o que pode ocorrer em poucos meses. Mello, que foi voto vencido no julgamento do STF em outubro de 2016, estaria sugerindo que, em nome de uma suposta “paz social”, seria melhor deixar Lula quieto, ainda que os magistrados que condenaram Lula entendam, dentro da lei, que seria o caso de determinar sua prisão?
Que tipo de ameaça à “paz social” e de “incêndio” o ministro do STF teme? De fato, em evento para lançar a candidatura de Lula à Presidência na quinta-feira, vários petistas e líderes de entidades-satélites do petismo defenderam abertamente a desobediência a decisões judiciais. O “general” João Pedro Stédile prometeu colocar seu “exército” à disposição do grande chefão. “Aqui vai um recado para dona Polícia Federal e para o Poder Judiciário: não pensem que vocês mandam no país. Nós, os movimentos populares, não aceitaremos de forma alguma e, impediremos com tudo for possível, que o companheiro Lula seja preso”, bravateou. Promessa semelhante tinha sido feita ainda na quarta-feira por Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, durante ato em São Paulo.
Ninguém duvida do potencial criminoso do MST, do MTST e de outros grupos, demonstrado em inúmeras ocasiões Brasil afora. Mas, quando Marco Aurélio Mello faz esse tipo de afirmação, admite implicitamente a incapacidade de o Estado brasileiro fazer cumprir as leis, ou, no mínimo, que em certas ocasiões é melhor não fazê-las cumprir. Isso seria a mais pura rendição à chantagem de criminosos; estaríamos em uma anomia em que são os “movimentos sociais” que dão as cartas. Difícil acreditar nisso. O caminho correto é a responsabilização de quem prega a desobediência à Justiça e uma ação firme das forças de segurança caso haja quem esteja disposto a empregar a violência para impedir o cumprimento de uma decisão judicial.
A capitulação de Marco Aurélio Mello diante dos movimentos sociais é ainda mais incompreensível porque é ilusório crer que a população sairia às ruas para impedir o cumprimento de uma eventual ordem judicial para que Lula seja preso. Se alguém resolver se colocar no caminho da Justiça, serão apenas os petistas e as entidades por eles comandadas, e que contam com o repúdio da maioria dos brasileiros.
Mas há outro caminho para impedir, ou pelo menos adiar, a prisão de Lula: uma reversão no entendimento do STF a respeito do início do cumprimento da pena. O ministro Gilmar Mendes já havia feito declarações de que mudaria seu voto caso o tema voltasse ao plenário do STF, tendo como consequência a reversão da maioria formada em 2016. Ressuscitar ou não a discussão é decisão que cabe à presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, que vinha relutando, mas agora deverá sofrer mais pressões para colocar o tema em pauta. O risco que se embute aqui é o da personalização da Justiça: até pouco tempo atrás, os peixes pequenos e médios estavam caindo na rede; agora que chegou a vez dos peixes graúdos, cresce a pressão pela mudança nas regras. Em outras palavras, a aplicação da justiça dependeria da pessoa sentada no banco dos réus. Nesse caso, melhor seria retirarem de vez a venda da estátua da deusa Têmis, que guarda a entrada da suprema corte.

Siga-nos no Facebook

75 Comentários em Ministro do Supremo propõe manter Lula solto em nome da “paz social”

      • Eu concordo, vai ser a maior vergonha , vai mostrar que no Brasil, quem manda e o Preso da Bandeira Vermelha, pois o Partido dele não tem carinho e nem amor á nossa Patría, se eles soltarem e como que oSrs. excelentissimos foram comprados, de o exemplo ao Brasil e deixe ele preso.

    • UAI, AGORA TEM QUE SOLTAR BANDIDOS EM NOME DA “PAZ SOCIAL”??? QUE CONVERSA MAIS BESTA, E ESSE MINISTRO DEVERIA RESPONDER JUDICIALMENTE POR DIZER TAMANHA SANDICE!!! Afffffffffffffffffffffffffff.

      • Nao so o Lula na cadeia os outros políticos também….Cadeia comum, quero ver o Temer dia 1 de janeiro….pode ate ser na mesma sela do Lula…

      • É preciso provar isso com provas materiais, não com fofocas de quem quer reduzir sua propria pena como delator onde que se falasse o nome de Lula tudo ficaria mais fácil no inquerito.

    • Bolsonaro vai mandar o exército prender todos vcs, caso não respeitem as leis impostas a todos brasileiros, sem vantagiar ninguém.
      Cretinos. Lobos devoradores.

      • Bolsonaro vai ser a maior surpresa que o Brasil já teve em toda sua história. Ele deveria inclusive , se é que não tem pensado fazer, acabar com as mulheres peladas no carnaval, porque de exemplo erótico as crianças não precisam, não é mesmo ?

      • Interessante que nenhum filho da puta fala de outros políticos e ex presidentes corruptos demostucanos, demonstrando não passar de analfabetos políticos antipetistas, protetores de corrypris comprovados, tem moral esses safados?

    • Esse “ministro” é totalmente um defensor de um Brasil desgraçado, pois, é isso que o criminoso de NOVE DEDOS representa para a país. Tenho dito!!

    • JÁ NOTARAM QUE ELE NÃO ENTROU EM CRISE POR FALTA DA CACHAÇA? DEVE ESTAR SENDO “FORNECIDA “ NA SALA ESPECIAL ONDE ESTÁ, POR ISSO NÃO VAI PARA UM PRESÍDIO ONDE TERÁ QUE DIVIDIR COM A GALERA

      • Tu deves ser filho de coeno i e de puta pra ser tão injustos e defender os corruptos Demis tucanos comprovados né cafageste?

  1. ESSE COMO A SUA MAIORIA DO STF POR SEREM “INDICADOS´´ AGEM COMO PROTETORES POLÍTICOS E NÃO COMO JUÍZES TENTO É QUE EXSITEM DUAS “TURMAS´´ ENQUENTO UMA CONDENA OUTRA ABSOLVE CRIMINOSOS POLÍTICOS ISSO TEM DE ACABAR EXTERMINANDO COM AS “INDICAÇÕES POLÍTICAS´´

    • Se o STF com os seu ministros corruptos e coopitados pelo PT soltarem o molusco safado, a resposta vai ser rápida e sem trégua para todos os líderes do PT, Psol, e todos os partidos comunistas do Brasil, o primeiro a ir se confessar com o capeta vai ser o Lula, e chega de mímimi.

  2. Depois das Eleições a Paz Social irá voltar. Proponho também que ele seja transferido para um presídio de segurança máxima, para “deixar em paz” os moradores de Curitiba. Nada de prisão especial, nenhuma regalia por ter tido um cargo máximo no País, ele não soube honrar esse cargo!

    • Parabéns Eliete ! Você disse tudo ou quase tudo sobre o monstro satânico luladrão. Esse MALnistro que está defendendo a soltura do maior bndido do Planet Terra, é tão bandido como o dito cujo.

      • Bandido e corno i safado é quem apoia prisão injusta do pai dos pobres e maior Presidente de nossa história, e defende e chupa saco dos verdadeiros corruptois que o querem na cadeia e estão soltos roubando com quadrilha tipo Aécio, FHC, Temer, Serra, Alckmin, Bolsonaro, Álvaro Dias, e tantos outros membros dessas gangs malditas, vices poem mais no fogo por eles? São sérios e honestos, merecem desfilar como honestos livres da justiça? Kkkk aplica seus nojentos, Lula é bode expiatório de debiloides analfabetos políticos!

  3. ESSE MINISTRO PRIMO DO COLLOR FAZ COM QUE O BRASIL ELEVE A RAIVA E A FALTA DE RESPEITO PARA COM O STF QUE EM PESQUISA IRIA APARECER MORTO BA VONTADE DO POVO .

  4. Sim tira o Lula e põe ele. Ou melhor já que ta com peninha coloca esse pau mandado do analfabeto Lula junto na prisão pronto a paz social estará segura.

  5. Pelas declarações esse sujeito é o seu protegido são amigos do peito e pertencem à mesma laia! Eu acho que esse cidadão aí na verdade deveria ficar junto com seu amigo lá em Curitiba em nome da paz social e da respeitabilidade da justiça brasileira!
    Essa declaração é um escárnio ao povo brasileiro, aos milhares de brasileiros que firam roubados descaradamente pelo monstrengo Lula que não é gente, mas um animal que deve ser exterminado da face da terra! Pena de morte para toda a petetada corrupta e imoral que destruiu nosso Brasil com sua ganância por riqueza, poder e glórias, atos praticados por esses criminosos despudorados e que atingiram todos os brasileiros honestos e trabalhadores! Tenho vergonha desses ministrinhis comprados, nomeados, sem concurso e que defendem advogando para os demônios de associações criminosas!

  6. Eu fico triste e revoltado com uma atitude dessa de um ministro. Deve ser fake esse pau mandado ñ deve ser tão burro a esse ponto de tentar soltar esse corrupto. Ladrão. Chefe de quadrilha. É muita hipocrisia de sua parte senhor ministro Marco Aurélio!

    • vamos solicitar ao novo Governo que crie uma lei , para que ministros do Supremo sejam eleitos por carreira , ou concurso publico para juizes , jamais por indicação política. Basta de BANDIDOS!!!

  7. Eu proponho que seja feita uma limpeza nesse STF, pois, isso fica bem claro que o objetivo deles sempre foi soltar esse monstro da cadeia. Agora que o PT, perdeu as eleições para o povo, querem antes que Bolsonaro, o representante eleito do povo assuma todos os poderes que a ele incube.
    Eu proponho que esse ministro renuncie seu cargo e vá pra casa, pois, se esse saqueador dos cofres brasileiros tem direito a ser absolvido, todos os outros criminosos também terão direito ao mesmo benefício, pois todos somos iguais perante a lei.
    Eu proponho que os ministros do STF, sejam todos sem distinção sejam postos pelo povo através de eleição direta, posta em pauta seu interesse em abraçar tal cargo de tamanha importância para o país.
    Ministro, o que sr propõe é uma disparate, é uma vergonha, é uma falta de caráter, é uma falta de respeito com a nação, é uma(….), nem sei mais o que dizer de tamanha falta de respeito com a nação.
    Tá na cara que V.Sa, é petista, e que torce pela liberdade desse marginal que enganou a nação e entregou o país nas mãos das faccões e do crime organizado, saindo do pt, os primeiros sinais de crimes em todas as alas desse nosso Brasil.
    Nem vou pedir para que o sr se retrate, porque o que fez ou pensou é uma coisa impensada e sem credibilidade e sem notória.
    O único conselho que lhe dou é que pelo bem da nação RENUNCIE ao cargo e vá pra casa lê algum livro que resgate no sr os valores de um cidadão de verdade, que não defende uma causa individual, mais a coletiva. Assim fazendo, o Brasil agradece.

  8. Vamos fazer um plebiscito sim, mas para saber se o povo quer que os ministros do STF continuem ou sejam trocados por outros, tambem escolhidos pelo povo e não nomeados.
    Soltar LULADRAO é brincar com o povo que não esta mais aceitando os desmandos desta justiça protetora de corruptos..

  9. Quanta afronta descaso desrespeito pra com a Nação Brasileira Sr.Ministro. .Isto só nos mostra que não basta elegermos um Presidente honesto..Todas as personas imbuída de autoridade também devem viir do voto seja ele popular ou de um colegiado. Digo mais, sua vida pregressa tem que ser mais que pública,,sem nenhum resquício de corrupção.
    Ai sim, estaríamos num país livre justo. .

    • Se Lula sem provas concretas está preso, porque FHC, Aécio, Temer, Bolsonaristas, Álvaro Dias, Serra, Alckmin é uma cambada de corruptos demostucanos comprovados estão soltos? Porque os babás ovos e puxa sacos deles não pedem suas prisões, sai tão corruptos e imbencis quanto eles!

  10. QUE TIPO DE MINISTRO E VC , DO BEM NÃO DEVE SER , DEFENDENDO BANDIDO . TEM MEDO DO QUE ? O LULA AINDA NÃO ABRIU O BICO PRA CONTAR TODA A CANALHICE QUE FOI FEITA COM O PAIS, SE ELE ABRIR A BOCA O MUNDO VAI FICAR PASMO , VAI SER TANTA GENTE ENVOLVIDA NESTA MAQUINA DO CRIME . VCS DO PODER NOS FAZEM OLHÁ-LOS COM NOJO , REPULSA E REVOLTA , PELAS ATITUDES QUE TOMAM.

  11. Se for tirar o Lula da cadeia é melhor abrir as portas de todas as prisões e libertar geral…..afinal ladrão de galinha e ladrão de Ouro São todos iguais…..Fica a dica soltou um solta todos……

  12. Ministro do STF quer a soltura de Lula pela paz social? Isto soa como excitação a perturbação da paz. Pelo menos 4 destes ministros devem expulso do STF. Sai chacotas do PT, não visam a justiça.

  13. Tem ministro que gosta de se render a chantagens de corruptos, uma vergonha pra nação e concordo com o editorial da gazeta do povo. Enquanto muitos pais de família não conseguem a liberdade por terem furtado uma lata de leite, ou um pacote de biscoito pro filho que estava com fome, tais ministros não jugam seus processos de liberdade.

  14. É impressionante a ira das pessoas. O problema é que essa ira toda é por todos os políticos que vem roubando ao longo dos anos, sem serem condenados , e hoje eles assistem de camarote e silenciosos. Daí essa raiva foi se acumulando, acumulando, nas pessoas, até que um dia alguém disse: esse pagará por todos os erros dos outros. Podem colocar pra fora as suas raivas, podem pisar, crucificar, cuspir. Xinguem, mas xinguem muito, pq outra oportunidade vcs não terão mais. Leva séculos e séculos para surgir um homem que tem esse poder de provocar nas pessoas sentimentos tão distintos. Lula é amor e ódio! É o bem e o mal! A verdade e a mentira!
    Enfim, o fato é que, mais dia, menos dia, um lado vencerá!!!
    Simples assim!

  15. MINHA OPNIÃO Sérgio Sandre, MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL OU ELEITORAL TINHA QUE SER CONCURSADO OU TINHA QUE SER VOTADO PARA TAL FUNÇÃO, MINISTRO QUE E NOMEADO OU INDICADO POR POLITICOS NÃO VAI DEFENDER INTERECES DA PATRIA BRASILEIRA, MINISTRO NOMEADO OU INDICADO VAI DEFENDER INTERECES DOS POLITICOS QUE O IMPOSARAM, VOTAMOS PARA O Jair Messias Bolsonaro, TROCAMOS 50% DOS POLITICOS QUE NÃO DEFENDIAM A NOSSA NAÇÃO, AGORA CHEGA UM MINISTRO DO STF E DIZ QUE LULA TEM QUE SER SOLTO PARA MANTER A PAZ SOCIAL, OLHA MINISTRO Sergio Moro Brasil NELES, TEM QUE REFORMULAR O STF, TA UMA VERGONHA, 50% DOS MINISTROS DO STF NÃO DEFENDE OS INTERECES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, ESSA E MINHA OPNIAÕ Sérgio Sandre!!!

  16. O Pais está em paz, mas ficará um caus com a soltura deste bandido, temos que discutir a legitimidade desta corte que muitos foram indicados pelo mesmo bandido que agora querem soltar.

    • É inconcebível que um Ministro do STF pense em soltar o maior corrupto que o Brasil tem. É corrupto não só pelo AP ou o Stio, MAS é as fazendas no Paraguai, a montagem da maior quadrilha que faz parte presa com ele, os bilhões de US $ que tem junto a Guiné Equatorial, Panamá, Bolívia e outros.
      Como pode um corrupto incendiar está NAÇÃO, SÓ NA SUA CABEÇA JÁ BEM DESGASTADA SR MINISTRO., LOGO LOGO V.SÁ. ESTARÁ LIBERTANDO O FERNANDINHO BEIRAMAR

    • Só sendo muito idiota ou baba ovo dos dezenas de corruptos demostucanos soltos, rindo do pai dos pobres e melhor Presidente de nossa história, preso injustamente, sem ricas conoravafis, vai lavar a Mendes de merda seus bostas antilulistas!

  17. Não sou sarcástico, o que tem que ser feito agora é impor limites e sanções necessárias para o bom funcionamento da instituição… Quem Pune???… (Se não houver, proteção e resguardo à “Constituição Federal”) A única saída é a ‘Inversão’ e ou o fechamento definitivo para o bem do BRASIL!!!

    • É? É porque Aécio, FHC, Collor, Temer, Serra, Bolsonaro, Alckmim, Álvaro Dias e centenas de corruptos antipetistas comprovados estão soltos seus chupa sacos dessas gang? É justo isso pilantras antilulistas?

  18. O que se torna interessante é que não muito tempo atrás, a opinião popular não podia interferir em decisões do judiciário que é probo e tem que ter autonomia… agora a influência popular de menos um terço da população que é pró bandido tem que ser apaziguada com a soltura do bandido???

  19. Em primeiro lugar devolver tudo que roubou do seu povo fazendo a família dele trilionária,, e colocar na cadeia pelo tempo determinado conforme o que fez e na condição de réu sem nenhum prestigio… pois o povo Brasileiro deu a chance dele ser o Presidente e ele simplesmente na cara de pau horrorosa roubou e deixou os pobres brasileiros em estado lastimável….tristeza!

  20. Lula preso e FHC, Aécio, Temer, Serra, Alckmin, Álvaro Dias, Bolsonaro e cambada demostucanos antipetistas soltos, si corruptos cabeças de merdas protegem essa corja!

  21. Que venha uma CPI do STF, assim seria comprovado os reais motivos desses ” ministros” do supremo serem contra o Brasil, as leis e o desejo do povo Brasileiro. Que o condenado (luladrão)vá para o presidio comum, assim como as demais pessoas que cometem crimes e são condenados.

  22. Só sai a mesma coisa todos os dias, Lula sempre é o assunto do dia, será se ele tão importante assim? Eu não sou petista nem voto com ele e enm com os apadrinhados dele, mas porque tanta perseguição?

  23. A função do supremo e está mesmo só solta ladrão vagabundo safado deste nível deixa este peste apodecer na cadeia acabou com nosso país tomou dinheiro emprestado em nome do Brasil a 14% de juros e emprstou a outros países a 4% com a proposta pague se quiser quem vai pagar esta conta somos nós trabalhador.

Deixe uma resposta

error:
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.