DataFolha registra nova pesquisa eleitoral no TSE e mantém Lula, mesmo condenado, como candidato à Presidência.

Datafolha, que já deixou mais do que declarada a sua preferência pelo condenado Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência em 2018 – mesmo que ele não possa disputar, irá divulgar – na próxima quarta-feira – sua nova pesquisa eleioral.

O Antagonista reportou:

“O Datafolha registrou ontem, no TSE, uma pesquisa a ser divulgada na próxima quarta-feira. A informação está no site do tribunal.

O instituto traça diversos cenários com Lula na disputa do primeiro e segundo turnos, o que é só um exercício de imaginação, uma vez que o condenado em segunda instância não poderá ser candidato.

Não há cenário de segundo turno com Luciano Huck ou João Doria, no mínimo perda de oportunidade para verificar a viabilidade de nomes que podem estar no páreo. Mas Ciro Gomes está num dos cenários (concorrendo com Geraldo Alckmin).

(…)

No final do questionário, o Datafolha pergunta se o cidadão acha ou não que a Justiça foi muito rápida para julgar Lula e se a decisão de condená-lo a 12 anos de prisão foi justa ou injusta. É curioso que o Datafolha agregue esse tipo de questão a uma pesquisa eleitoral.

O instituto também indaga se Lula deveria ou não ser impedido de disputar a eleição — como se tratasse de uma questão de opinião.

As última perguntas são:

“Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política?”

“Você diria que está bem informado, mais ou menos informado ou mal informado sobre esse assunto?”

(…)

Na mesma pesquisa Datafolha a ser divulgada na próxima quarta-feira, há outras duas perguntas muito interessantes sobre Lula:

“Na sua opinião, o ex-presidente Lula:

1 sabia da corrupção em seu governo e deixou que ela ocorresse;
2 sabia da corrupção mas não poderia fazer nada para evitá-la;
3 ele não sabia da corrupção em seu governo?
4 Não sabe”

Vejam que não há a opção mais condizente com a realidade — ou seja,  “O ex-presidente Lula sabia da corrupção em seu governo e usufruiu dela”

A segunda pergunta interessante:

“Pensando nos casos de corrupção envolvendo políticos brasileiros, na sua opinião, a Justiça brasileira trata o ex-presidente Lula da mesma maneira que os demais políticos, trata Lula melhor do que os demais políticos ou trata Lula pior do que os demais políticos?”

Em nenhum momento, o eleitor pesquisado é informado de que Lula não goza de foro privilegiado como a esmagadora maioria dos políticos implicados na Lava Jato — e, por isso, foi condenado rapidamente.

Nossa conclusão é de que o Datafolha trata melhor Lula do que os demais políticos.”

Concordo com o O Antagonista. O Datafolha trata o Lula melhor do que os demais políticos. E mais: milita por ele.

Siga-nos no Facebook

2 Comentários em DataFolha registra nova pesquisa eleitoral no TSE e mantém Lula, mesmo condenado, como candidato à Presidência.

Deixe uma resposta