Deputado do PT divulga foto de ‘caravana’ pró-Lula, mas imagem é de sacoleiros

Líder da minoria na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) divulgou em seu Twitter nesta segunda-feira, 22, uma foto de uma longa fila de ônibus e disse, na legenda, que se tratava das “caravanas rumo a Porto Alegre em solidariedade a Lula”. A imagem, no entanto, é antiga e retrata um comboio de sacoleiros na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Procurada, a assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal disse não ter notícia de congestionamentos de ônibus nas estradas gaúchas e questionou a veracidade da foto.

Uma pesquisa no Google mostra que a mesma imagem foi usada em um blog sobre Foz do Iguaçu. O texto ilustrado com a foto é de 2015 e conta a história de comboios de ônibus que se formavam para dificultar a fiscalização pela Receita Federal. A tática foi muito usada pelos lojistas na década de 1990 para tentar impedir a apreensão de mercadorias que eram compradas no Paraguai e revendidas no Brasil.

Relacionados:  Marido de Gleisi irá depor hoje na CPI do BNDES

No ano passado, uma mesma imagem desse blog circulou pela internet como sendo uma suposta invasão de apoiadores de Lula em Curitiba, quando o ex-presidente prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro.

Relacionados:  Em encontro de evangélicos, Gleisi diz: "Jesus sempre foi a nossa referência"

Ao ser procurado pela reportagem, o deputado disse que se tratava de “uma foto do pessoal de Porto Alegre”. Questionado se tinha mais detalhes sobre o local da imagem, Guimarães disse apenas que os ônibus eram de “várias cidades”.